Autor de um dos maiores grupos de fotografia do Facebook, o Fotografo Amador, Max Cardoso é dos pioneiros em ajudar aqueles que estão começando nessa área tão promissora que é a fotografia.

max-cardoso-fotografo-blog-amo-ser-fotografo

Nome completo:  MAX CARDOSO
Idade: 52 anos
Área em que atua na Fotografia: Retratos moda e publicidade.
Equipamento fotográfico: Nikon D90 , Lente 35mm
Não pode faltar na mochila: Corpo da câmera, duas bateria, uma lente 35mm, um flash speed light e… chocolate!
Quem é Max Cardoso: Um tecnólogo que, através da fotografia, resolveu transformar uma paixão em profissão, sem perder o olhar romântico.

Blog Amo Ser Fotografo: Quando decidiu que seria fotógrafo e por quê?

Max Cardoso: O desejo existia a mais de 10 anos, mas por esta atuando em outra profissão como especialista em sistemas, a ausência de tempo roubava este desejo e os anos foram passando. Eu viajava muito à trabalho e o que sobrava era apenas pequenas oportunidades para fotografar lugares que visitava, o que faço até hoje é compartilhar fotos e dicas num site voltado para amadores, iniciantes e entusiastas o fotografoamador.net.br. Gosto da ideia de dar a oportunidade, dar contato com a fotografia para pessoas que tem apenas seu computador e um celular para praticar essa paixão. Com a mudança para São Paulo (eu sou do Rio) a cerca de 8 anos e meio, eu consegui finalmente me dedicar e iniciar a atuação na fotografia profissionalmente.

ASF: Em sua opinião qual a principal diferença entre fotografar pessoas em relação a outros estilos como arquitetura, natureza, objetos…

MC: Eu penso que a fotografia de retratos é um dos maiores desafios para os fotógrafos. Além da complexidade técnica comuns nos outros estilos (composição, luz, briefing, elementos de produção), é preciso também saber lidar com os elementos psicológicos do retratado que influenciam em muito na qualidade do trabalho final (expectativas, timidez, humor, excessos, etc.). Em minha opinião é preciso uma boa habilidade com “gente” e bons conhecimentos para uma direção adequada durante a produção.

ASF: Externa ou estúdio? Por quê?

MC: Estúdio! Sou muito detalhista e gosto de ter o controle total na execução do projeto. O estúdio proporciona um ambiente controlado e confortável para o cliente, equipe e fotógrafo.

fotografo-max-cardoso-blog-amo-ser-fotografo-02
© Max Cardoso

ASF: Você busca referência e inspiração fora da fotografia também? Quais?

MC: Sim !  Gosto muito de fazer um “mix” entre antigo e contemporâneo. Quando fotografo mulheres por exemplo (que são a maioria no meu caso), busco sempre criar um estilo glamoroso nas minhas imagens e para isso uso referências de poses e composições das pinups de Alberto Vargas (1940) e Bill Medcalf (1949). Já no estilo contemporâneo eu não tenho um nome mas busco referências em revistas de moda como a Voge e Marie Clerie.

ASF: Quais dicas você recomenda para a realização de uma boa sessão fotográfica?

MC: Planejamento, Briefing, alinhamento de expectativas do cliente em relação ao trabalho contratado, objetividade e direção técnica.

ASF: Como você vê o futuro da fotografia publicitária e de moda? Acha que o mercado ainda é crescente ou já está saturado?

MC: Você consegue vender na internet sem foto? Estamos diante de uma grande oportunidade para a fotografia de moda e publicidade: O crescimento dos canais de vendas na internet. A cada dia, grandes varejistas aumentam suas ofertas de produtos na internet. Um novo mercado está se abrindo e eu tenho investido nisso.

fotografo-max-cardoso-blog-amo-ser-fotografo-01
© Max Cardoso

ASF: Há algum conselho que possa dar para os nossos leitores que fotografam nesta área?

MC: Eu sou um especialista em tecnologias e sistemas com mais de 25 anos de experiência. Nestes anos, eu  já trabalhei com muitos iniciantes dessa área. Para todos que me consultaram sobre a melhor forma de se estabelecer e crescer na profissão eu repeti o mesmo conselho: “Acredite e especialize-se no que você gosta de fazer e tente não ser apenas mais no meio da multidão! O resultado desta dedicação lhe será dado no formato de “reconhecimento”.

Contato:
E-mail: contato@maxcardoso.com;
Site: www.maxcardoso.com;
Instagram: https://www.instagram.com/ph.max.cardoso;
Telefone: (11) 9 9114-0946

Espero que tenham gostado, e se esse artigo foi útil par você não deixe de compartilhar e comentar aqui em baixo. Abraços!