No sábado, dia 20, das 9h às 12h, na Aldeia Água Branca, localizada no Território Indígena Apucaraninha, em Tamarana. Esta iniciativa é direcionada para crianças com idades entre 6 e 12 anos.
O projeto “Território e Memória: Contando Histórias Através da Fotografia” promoverá mais uma oficina destinada a crianças, com o objetivo de estimular a linguagem da fotografia analógica. A iniciativa, gratuita, recebe o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
A oficina, ministrada por Wellington Victor, ocorrerá na Aldeia Água Branca, Território Indígena Apucaraninha, em Tamarana, das 9h às 12h.
O projeto visa apresentar às crianças o processo da fotografia antes da era digital, buscando ressignificar a relação com o tempo, a resposta e os limites.
A fotografia analógica é considerada uma ferramenta para expressar uma visão individual do mundo. Além do encontro deste sábado, está programada outra sessão para o próximo sábado, dia 27, do mesmo mês.
Durante a atividade, haverá uma introdução teórica e técnica da linguagem fotográfica de maneira lúdica e divertida, seguida por uma experimentação prática. Os participantes terão contato com equipamentos e aprenderão funções técnicas básicas das câmeras analógicas, além de participar de uma dinâmica prática de retrato e composição do ambiente.
No segundo encontro, os alunos terão a oportunidade de ver as fotografias resultantes da primeira sessão. Eles poderão conferir como as imagens ficaram registradas na película e aprenderão a digitalizá-las, acompanhando o processo até visualizá-las no computador.
As próximas oficinas estão agendadas para maio, nos dias 18 e 25, na Casa das Artes (Rua Tadao Ohira, 325, Jardim Perobal, zona sul). Os interessados em participar devem se inscrever nos locais antes do início da ação. Após a conclusão das oficinas, está prevista uma exposição fotográfica com os materiais produzidos pelos participantes na Biblioteca do Centro Cultural Lupércio Luppi (avenida Saul Elkind, 790, Conjunto Aquiles Stenghel, zona norte), em junho.