Com certeza a os seus prós e contras em ser fotografo, mas vamos concordar de que é uma profissão em ascendência no mundo inteiro.

Além do que ninguém se torna fotografo por necessidade, é uma paixão, geralmente começa fotografando os próprios familiares e amigos com uma compacta e quando percebe já se entregou de corpo e alma e não que mais largar.

De acordo com Lucy Figueiredo, coordenadora do curso tecnólogo em fotografia da Universidade Anhembi Morumbi, o advento da fotografia digital e o acesso cada vez maior às novas tecnologias da fotografia provocaram uma transformação no mercado de trabalho no decorrer da última década.

“Publicidade e jornalismo, que eram segmentos muito fortes, passaram por uma desaceleração. Já nos últimos cinco anos, nichos que eram incipientes hoje ganham força, como a fotografia autoral”, diz ela. “Prova disso é o número crescente de galerias de arte, mostras e festivais voltados à fotografia.”

Veja também: As 10 maiores dificuldades de ser um fotografo de casamento

Outro setor aquecido é o de audiovisual, no qual o fotógrafo não apenas faz direção de fotografia, como passa, ele mesmo, a produzir os vídeos. E ramos até há pouco menos considerados, como o de eventos, vêm se profissionalizando, com os clientes exigindo cada vez mais qualidade técnica e artística. Todas essas oportunidades valem tanto para bacharéis quanto para tecnólogos, que têm atuações e oportunidades muito semelhantes. Ambos também podem abrir um estúdio próprio ou trabalhar como prestadores de serviços para jornais, editoras de revistas e livros, agências de publicidade e  departamentos de comunicação de empresas privadas. São Paulo e Rio de Janeiro oferecem as melhores oportunidades de trabalho.

Salário inicial: R$ 1.244,00; Fonte: prof. Ricardo Galarza, da Univali.

Então agora você acabou de decidir que vai ser fotografo mais ainda sabe qual câmera comprar? Separei esta artigo pra você: Qual câmera devo comprar? E claro você também vai precisar de uma lente(duas ou mais), então da uma olha nesse aqui também: Como escolher a melhor lente.

Gostou do artigo? Comente compartilhe como os amigos. E se você tem alguma dica de fotografia interessante para contribuir? Deixa aqui embaixo nos comentários. Abraços!