Os fabricantes de câmeras sempre aconselham que esse processo, de limpeza do sensor, só deve ser feito na assistência técnica da marca, por um técnico treinado, então, se você não estiver confortável em fazer isso, não tente. Se for arriscar só precisa ter cuidado e fazer de forma lenta e constante.

Mais para facilitar a nossa vida marcas criaram swabs para limpeza do sensor de câmeras DLSRs, já ouviu falar nesse utensílio?

Vamos te contar todos os detalhes sobre esse método de limpeza do sensor com as swab nesse artigo.

Primeiro, o que é SWAB?

Em laboratórios de microbiologia, são realizados diversos tipos de atividades que dependem do isolamento de microrganismos, que serão estudados, pesquisados e analisados. Para isso, são necessários alguns materiais e equipamentos específicos para a coleta de material, como é o caso do swab estéril.

Parecido com um cotonete, o swab estéril é um instrumento que serve para coletar amostras clínicas, podendo ser encontrado nos modelos: Swab estéril com haste de madeira, swab estéril com haste plástica, swab estéril com tubo sem meio. E é composto de algodão especial com alta capacidade de absorção, haste em plástico ou madeira, entre outros.

Fonte: http://www.prolab.com.br

Esclarecido? Agora vamos ao que interessa, a limpeza do sensor!

Existem muitos métodos. Um deles é utilizar os “cotonetes especiais” para a limpeza do sensor. Existe alguma marcas como o Vswab da Visible Dust, que são swabs de borda suave e possui um fluido liquido para limpeza do sensor e retirar qualquer mancha ou poeira. Existem swabs específicos para sensores de diferentes tamanhos, portanto, assegure-se de comprar o correto para a sua câmera.

limpeza_da_camera_limpar_sensor_kit_swab_fotografia_amo_ser_fotografo_blog_01

Para expor o sensor, acione a função “limpeza de sensor”.

Caso sua câmera não tenha esta função “limpeza de sensor, configure a velocidade para 30 segundos, dispare e limpe o sensor enquanto o obturador estiver aberto. Certifique-se que a bateria esteja devidamente carregada para que a câmera não feche repentinamente.

Com o sensor exposto, utilize o borrifador/aspirador para remover a poeira dele. Depois disso basta pegar o cotonete um pouco molhado com o fluido de limpeza. Limpe seu sensor da esquerda para a direita, apenas uma vez, tocando-o. Na maioria das vezes, apenas uma vez resolve. Faça um novo teste para verificar se o sensor está limpo, se precisar de uma segunda vez repita o processo.

limpeza_da_camera_limpar_sensor_DSLR_kit_swab_fotografia_amo_ser_fotografo_blog_02

Nota: Tenha em mente que esses cotonetes só podem ser usados uma vez, então você vai para um segundo swab limpo.

Veja também: Como limpar seu equipamento de fotografia e mantê-lo em boas condições

Para ter certeza que o sensor não tem nenhum sinal de poeira você pode usar uma ferramenta chamada sensor cleaning magnifier (em inglês), a lupa de limpeza do sensor. A lupa de limpeza do sensor é um dispositivo realmente útil que ilumina e amplifica o interior da sua câmera, permitindo ver com precisão qualquer poeira que esteja no seu sensor.

lupa_limpeza_sensor_amoserfotografo_blog

Veja também: Lupa de limpeza do sensor. O que é e como usar.

Essas simples etapas de manutenção me dão confiança de que meu equipamento está em boas condições de uso e que estou certo de que vai funcionar bem na próxima vez que eu o pegar.

Onde encontrar o material para limpeza do sensor DSLR: Kit de cotonetes (SWAB) de limpeza do sensor para DSLR com Solução Líquida

Lembre-se, mantenha-o limpo e pronto para fotografar!

Se esse artigo foi útil par você não deixe de compartilhar e comentar aqui em baixo, se tiver mais alguma dúvida ficarei feliz responder.