“Trate sua câmera como um soldado que trata sua arma, mantenha-a limpa e pronta para disparar!”

Infelizmente hoje em dia os equipamento digitais eletrônicos não é realmente construído para durar como nos bons velhos tempos dos equipamentos mecânicos.

As câmeras e lentes modernas são construídas com muitos componentes eletrônicos sensíveis e são muito mais difíceis de manter. A maioria dos equipamentos são expostos a elementos naturais e muitos abusam durante as sessões fotográficas, e é fundamental, às vezes, tirar um tempo e garantir que tudo esteja limpo, funcionando corretamente e pronto para disparar.

Neste artigo, você vai aprender através de etapas como limpar seu equipamento de fotografia da forma correta.

Como tudo na vida, todos têm seu próprio método para fazer as coisas. A maneira como irei mostrar  pode não ser o processo perfeito, mas é o melhor método encontrei, com todas as dicas e truques que tenho coletado e passado para vocês.

Para começar, sempre tente estar em um ambiente livre de poeira e ter um pano de microfibra antiestático sob o equipamento que você estiver limpando. Isso é realmente importante porque seu equipamento vai pegar toda a poeira que está no ar como um ímã sempre que você tentar limpá-la.

Comece limpando a parte externa das lentes antes de limpar o vidro e a parte externa do corpo da câmera antes de limpar o sensor. Desta forma, gradualmente elimino o pó que está preso ao equipamento.

Limpe bem o corpo da câmera nas áreas dos botões, onde ele acumula muita poeira.

Começando com a limpeza das lentes

Limpe a parte externa da lente com um pano de microfibra, que são aquelas semelhante às “flanelas” de limpar óculos. Dica: Use um ventilador para manter a poeira afastada.

Em seguida, é hora de se concentrar no vidro da lente

A poeira é realmente difícil de manter longe de suas lentes, e você nunca deve tentar limpar o copo com um pano, como a maioria das pessoas. Limpar ou esfregar a poeira como pano pode resultar em arranhões na lente. Você pode usar um aspirador/borrifador ou utilizar uma lata de ar comprimido e, assim, remova a poeira, mas não toque no vidro.

limpeza_da_lente_aspirador_fotografia_amo_ser_fotografo_blog_01

Agora a poeira desapareceu, é hora de limpar eventuais manchas ou impressões digitais que você possa ter no copo. Minha ferramenta favorita para este processo é a Lens Pen. Ela possui um composto macio que é feito para limpar o vidro com segurança, sem danificá-lo.

Depois de limpar com a ponta macia, você pode usar a escova antiestática do outro lado da caneta para eliminar qualquer pó que ainda esteja por perto.

Normalmente, eu não uso nenhum fluido de limpeza de lentes, a menos que seja realmente necessário. Esses tipos de produtos químicos nunca são bons para o revestimento da lente, mas se sua lente tiver manchas de “gordura”, então o líquido de limpeza e um pano macio podem ser a única solução.

limpeza_da_lente_lens_pen_fotografia_amo_ser_fotografo_blog_01

Todos os links de onde encontrar cada material indicado estará disponível no final do post.

Repita esse processo no vidro do outro lado da sua lente, e também é bom verificar os contatos elétricos de sua lente (peças metálicas na parte traseira). Os contatos sujos ou oxidados são mais frequentemente responsáveis por defeitos ou erros da câmera, limpe-os com um pano macio.

limpeza_da_lente_contatos_eletrocos_fotografia_amo_ser_fotografo_blog_01

As tampas de lentes sujas também são algo a ter em mente para limpar, pois sempre terminam em seu bolso ou na parte inferior do saco da câmera enquanto você está fotografando, então eles coletam muita poeira. Não faz sentido ter sua lente toda limpa, e depois cobri-la com uma tampa suja, o mesmo se aplica às tampas do corpo.

Substituir suas tampas por novas de tempos em tempos pode ser uma boa ideia, pois não é tão caro e dá ao seu equipamento um visual sempre novo.

Agora é hora de limpar o corpo da câmera

Depois de limpar a parte exterior, geralmente limpo o visor. Essa é uma operação difícil, pois é uma área pequena, profunda e de difícil acesso. Minha dica é usar hastes flexíveis com pontas de algodão, os famosos cotonetes. Use aqueles especiais feitos para bebês que têm uma ponta mais fina e são feitos de algodão mais macio, o que permite uma limpeza mais profunda e eficiente.

limpeza_da_camera_limpar_visor_fotografia_amo_ser_fotografo_blog_01

Em seguida, limpe o vidro da tela LCD com uma pequena gota de limpador de vidro e uma tolha de papel. Isso remove toda a “gordura” que fica presa na tela LCD quando encostamos o rosto.

limpeza_da_camera_limpar_LCD_fotografia_amo_ser_fotografo_blog_01

Terminamos com a parte mais complicada de todo o processo que é a limpeza do sensor.

Veja também: Lupa de limpeza do sensor. O que é e como usar.

Os fabricantes de câmeras sempre aconselham que esse processo só deve ser feito na assistência técnica da marca, por um técnico treinado, então, se você não estiver confortável em fazer isso, não tente. Se for arriscar só precisa ter cuidado e fazer de forma lenta e constante.

Este é um passo totalmente opcional, mas você pode usar uma lupa de sensor para verificar o sensor antes de limpá-lo. É um dispositivo realmente agradável que ilumina e amplifica o interior da sua câmera, permitindo ver com precisão qualquer poeira que esteja no seu sensor.

Para mais detalhes veja esse artigo onde falo sobre limpeza do sensor com mais detalhes: Como fazer a limpeza do sensor de forma correta.

Agora, para a limpeza, existem muitos métodos. Um deles é utilizar os “cotonetes especiais” para a limpeza do sensor. Existe alguma marcas como o Vswab da Visible Dust, que são swabs de borda suave e possui um fluido liquido para limpeza do sensor e retirar qualquer mancha ou poeira. Existem swabs específicos para sensores de diferentes tamanhos, portanto, assegure-se de comprar o correto para a sua câmera.

Bônus

Onde encontrar as Swab para limpeza do sensor: Kit de Limpeza – Lente e câmera (DSLRs Nikon, Canon, Sony, Fujifilm…)

Essas simples etapas de manutenção me dão confiança de que meu equipamento está em boas condições de uso e que estou certo de que vai funcionar bem na próxima vez que eu o pegar.

Lembre-se, mantenha-o limpo e pronto para fotografar!

Se esse artigo foi útil par você não deixe de compartilhar e comentar aqui em baixo, se tiver mais alguma dúvida ficarei feliz responder.