Um sensor APS-C, “cropado” ou recortado, refere-se a qualquer sensor menor que um sensor full frame ou um quadro (frame) de um filme de 35 mm. Os tipos comuns de sensores “cropado” incluem os sistemas micro 4/3 APS-C. Além da diferença no tamanho físico do sensor, existem várias outras diferenças entre um sensor “cropado” e um sensor de full frame.
O sensor da câmera é um chip fotossensível que capta a luz vinda através da lente, a partir disso, gera uma imagem digital. Entre as câmeras DSLR, há atualmente dois tamanhos de sensor: APS-C e Full Frame.

Full Frame vs. Crop em relação a distância focal
A diferença mais visível entre uma full frame e uma câmera de sensor “cropado” é o seu campo de visão. Na verdade, o termo “crop”, recorte, implica exatamente isso. O campo de visão do sensor APS-C é menor do a Full Frame. Isso significa que se uma DSLR full frame como uma Nikon D800 e uma DSLR de sensor cropped como uma Nikon D7100 tirar a mesma foto na mesma distância, com a mesma lente e ponto de vista, a D7100 capturará um campo de visão mais apertado em relação a D800.

As medidas de distância focal nas lentes são baseadas no padrão de 35 mm. Se você estiver usando uma câmera com freme recortado, o sensor recortará as bordas do quadro, o que efetivamente aumenta a distância focal.
Por exemplo, um sensor “cropado” Nikon APS-C possui um multiplicador de 1,5x. Quando uma lente Nikon 50mm f / 1.4 é conectada a essa Nikon DSLR, a distância focal é multiplicada por 1,5x e efetivamente ela ira atuar como uma lente de 75mm em uma DSLR full frame.
Veja também: Se tornando profissional com um câmera Full Frame
Vantagens e Desvantagens dos Sensores Full Frame e Crop
Existem várias vantagens e desvantagens para cada tamanho de sensor. Evitarei os detalhes técnicos, vamos as informações mais práticas e gerais.
Vantagens de uma câmera full frame
Geralmente, um sensor full frame pode fornecer uma faixa dinâmica mais ampla e melhor desempenho com pouca luz/alto ISO, proporcionando uma imagem de qualidade superior à de um sensor “cropado”. Sensores full frame também são preferidos quando se trata de fotografia arquitetônica devido a ter um ângulo mais amplo que é útil com lentes de inclinação/deslocamento.

Veja também: Como fazer a limpeza do sensor de uma DSLR da forma correta
Vantagens do sensor “cropado”
Por outro lado, embora um DSLR de sensor “cropado” não ofereça o mesmo nível de qualidade de imagem que uma DSLR full frame, ele oferece grandes vantagens quando se trata de custo. Também pode ser muito eficaz para a fotografia teleobjetiva para o alcance extra obtido com o multiplicador do sensor cropped. Por exemplo, isso pode ser muito útil ao fotografar esportes, vida selvagem e outros tipos de fotojornalismo. Imagine isso em um corpo de camera “cropada”como a Canon 7D; A sua objectiva Canon 70-200mm f / 2.8 é efetivamente uma lente de 112-320 mm!
Veja também: Qual câmera devo comprar?
Se esse artigo foi útil pra você não deixe de compartilhar e comentar aqui em baixo, se tiver mais alguma dúvida ficarei feliz responder.