Adaptadores de lente são uma salvação para o bolso dos fotógrafos. Basicamente, eles permitem adaptar a lente (objetiva) de uma marca de câmera ao corpo de uma de outra marca, ou seja, uma lente Nikon a uma câmera Canon, por exemplo.

Entre os vários modelos de adaptadores de lente produzidos, um tem uma função bastante interessante, ele é chamado de anel reverso. O adaptador anel reverso existe para transformar a sua objetiva em uma lente macro. Como? É bastante simples na verdade: compre o anel adaptador de acordo com a medida de filtro da sua lente. Este anel vai permitir o encaixe da lente no corpo da máquina pelo lado contrário, ou seja, com a frente da lente encaixada no corpo da máquina. Essa simples inversão vai permitir que você tire fotos macro com bastante qualidade e nitidez.

Outro tipo de adaptador de lente é o anel adaptador, cuja função é permitir o encaixe entre uma lente e filtro de diâmetros diferentes.

Existem dois tipos de anéis adaptadores, o Step-up, para filtros de diâmetro maior que o da lente, e o Step-down, para filtros de diâmetro menor que o da lente (objetiva).

Veja também: Como escolher a melhor lente?

Além disso, para fãs da Apple que não vivem sem um iPhone, fiquem felizes em saber que já foram criados adaptadores de lente para iPhone. Isso mesmo, agora é possível tirar fotos de qualidade profissional com o seu celular.  Acoplando o adaptador à câmera original do iPhone, ele cria um compartimento para adicionar lentes Canon ou Nikon ao celular. Mais um ponto para Apple, temos que admitir.

Os adaptadores de lente são realmente uma excelente solução para quem quer comprar câmera de uma marca diferente da marca das lentes que já possui. A boa notícia é que já existem adaptadores para câmeras Nikon, Canon, Zeiss, Pentax e tantas outras. Também é possível encontrar adaptador de lente EOS e adaptador de Canon EOS.

Se esse artigo foi útil par você não deixe de compartilhar e comentar aqui em baixo, se tiver mais alguma dúvida ficarei feliz responder.