A revista Nature premiou fotos impactantes de cientistas em campo na última terça-feira (23).
O fotografo e jornalista Herton Escobar, da Universidade de São Paulo (USP), foi reconhecido como um dos premiados na seleção das melhores imagens de cientistas em atividade de campo do ano pela revista Nature. A divulgação dos resultados ocorreu na última terça-feira (23).
Na fotografia premiada, pesquisadores protegem-se com seus equipamentos após aterrissarem de um helicóptero na Serra do Imeri, área da Amazônia próxima à fronteira com a Venezuela. Essa equipe conduziu um estudo sobre a diversidade biológica em novembro de 2022, resultando, segundo Escobar em declaração à Nature, na identificação de novas espécies de anfíbios, répteis, aves e plantas.
A expedição teve a duração de 11 dias e contou com a participação de 14 cientistas e um contingente militar, conforme relatado pelo fotógrafo. O projeto foi coordenado pelo professor Miguel Trefaut Rodrigues, do Instituto de Biociências da USP, com o apoio do Exército Brasileiro e financiamento da Fapesp. Esta foi a primeira incursão de pesquisadores nessa remota região montanhosa localizada no extremo norte da floresta.
No entanto, o grande vencedor do prêmio foi o fotógrafo australiano Richard Selwyn Jones. Sua imagem, capturada a bordo do navio de pesquisa Polastern, retrata o desafiador resgate de um instrumento preso sob o gelo marinho na Groenlândia, durante uma atividade de campo em 2017.
A revista recebeu aproximadamente 200 fotografias para a edição deste ano do prêmio. Cada uma das imagens vencedoras recebeu um prêmio equivalente a 500 libras (cerca de 3,2 mil reais na taxa de câmbio da terça-feira).