Uma mulher palestina abraça o corpo de sua sobrinha falecida, refletindo os acontecimentos recentes, incluindo conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, bem como a crise global dos migrantes.
O fotojornalista Mohammed Salem, da agência Reuters, capturou a imagem premiada, intitulada “Mulher Palestina Abraça o Cadáver de Sua Sobrinha”, que mostra Inas Abu Maamar segurando o corpo de sua sobrinha de cinco anos, Saly, vítima de um míssil israelense que atingiu sua casa em Khan Younis, na Faixa de Gaza.
A foto, que lembra uma cena da pintura renascentista, é descrita como uma representação poderosa e comovente dos horrores da guerra no Oriente Médio. Para Salem, o momento capturado reflete a triste realidade do que estava acontecendo em Gaza naquele momento. O júri destacou a composição cuidadosa e respeitosa da imagem, que protege o rosto da tia enlutada, enquanto revela a dimensão incomensurável da perda.
A fotografia foi tirada na morgue do hospital Nasser em outubro, durante um período de busca por entes queridos desaparecidos. Além disso, outras imagens da série mostram Saly em uma fotografia anterior, ainda viva, fazendo o sinal de paz com os dedos. Essa imagem evoca a natureza atemporal e universal da dor humana, sendo uma poderosa recordação das consequências devastadoras do conflito.