A mostra ‘Museu nos Bairros’ tem abertura marcada para esta terça-feira (10).

As fotografias foram produzidas pelos estudantes. — Foto: Aluno da Escola Raimundo de Moura Matos/Divulgação

Alunos da rede pública vão expor, a partir desta terça-feira (10), trabalhos fotográficos autorais no Museu da Fotografia Fortaleza. A mostra ‘Museu nos Bairros’ reúne trabalhos realizados em pinhole, técnica artesanal desenvolvida em dispositivos que não usam lentes.

Os artistas são jovens dos bairros Messejana, Serviluz, Vicente Pinzon, Passaré e Cidade 2000. A iniciativa faz parte do Programa Museu na Comunidade.

“A gente consegue trabalhar bastante essa fotografia artesanal. Nesse período tão tecnológico é uma magia para as crianças, elas veem como nasce a fotografia, como é o processo de revelação”, explica a educadora do Museu, Larissa Sales.

O projeto

Os trabalhos ficarão expostos no Museu da Fotografia Fortaleza. — Foto: Aluno da Escola Professora Aída Santos e Silva/Divulgação

Durante todo o ano, os alunos, entre 8 a 16 anos, assistiram a oficinas e capacitações com a equipe do Museu sobre as técnicas da fotografia artesanal.

Para Larissa, a ação mostra para essas crianças que elas são capazes. “A gente percebe que elas vão evoluindo, conseguimos acompanhar esse crescimento e a ideia é que nós possamos construir juntos”.

O projeto funciona desde 2017 atendendo a membros das associações de moradores das comunidades e integra a grade curricular das escolas municipais a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para difundir a arte fotográfica para o público infanto-juvenil.

As oficinas funcionam como uma disciplina extra. São atendidas oito turmas em cada escola, com mais de 4.800 atendimentos por ano.

Serviço

Mostra Museu nos Bairros

De terça-feira a domingo, das 12h às 17h

No Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545, Varjota).

Acesso gratuito.

Mais informações: 3017.3661