Como é ver um raio acima das nuvens? Inpe cria concurso de fotografia do fenômeno

560

Instituto recebe inscrições até o dia 20 de março de 2020. São cinco categorias: Urbanização, Natureza, Amazônia, Imagem Aérea e Time-lapse.

O piloto de avião Alex Ciraudo Amorim conseguiu captar a imagem de um relâmpago em forma de folha, que ocorre dentro da nuvem sem caminho de descarga elétrica. Este e mais de 2 mil registros inspiraram a criação do concurso de fotografia “Momento único”, do Grupo de Eletricidade Atsmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Serão aceitas fotos de raios em cinco categorias: Urbanização, Natureza, Amazônia, Imagem Aérea e Time-lapse. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de março de 2020 (veja abaixo como fazer). O Inpe criou essas temáticas com base no banco criado com imagens enviadas todos os anos.

Veja algumas das fotos: