Família enviou fotografias para associação britânica e historiadores concordam que se trata do registro mais antigo em Stonehenge, na Inglaterra.

A fotografia de uma família, captada em 1875, no monumento megalítico de Stonehenge, poderá ser a imagem mais antiga tirada naquele local, indica a BBC.

A imagem foi revelada depois da associação English Heritage ter pedido à população para enviar fotografias em Stonehenge, para celebrar o centenário da catalogação do local como monumento público.

Lendário monumento do Stonehenge, em Wiltshire na Inglaterra – Getty Images

Foram recebidas mais de mil fotografias e os historiadores acreditam que a imagem de Isabel, Maud e Robert Routh é a mais antiga. Fará, porém, parte de uma exposição chamada ‘Your Stonehnege, onde serão mostradas as várias fotografias pessoais de relevo.

© Routh Family

A família Routh, sublinhe-se, submeteu duas imagens: uma onde aparece o grupo sentado nas pedras – que agora só é permitido em ocasiões especiais – e outra com alguns elementos em cima de uma carruagem, com as pedras como pano de fundo.

© Routh Family

Stonehenge, também chamado ‘O Templo do Sol’, tem cerca de cinco mil anos de existência. É um local onde, há cinco milênios, se celebraram várias cerimônias religiosas e agora também os solstícios de verão e de inverno.

Declarado patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986, Stonehenge é um monumento em semicírculo, e os arqueólogos nunca conseguiram confirmar se alguma fez formou um círculo perfeito.

Cerca de um milhão de turistas visitam anualmente este local no Reino Unido.