Obras podem ser visitadas na Casa das Onze Janelas e no Museu de Arte Sacra.
A 13ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia já começou sua programação de abertura. Sob a temática “Todo corpo em deslocamento tem trajetória”, proposta pela curadora convidada Lívia Aquino, o projeto selecionou e premiou obras de artistas em um edital que recebeu mais de 300 participações. As exposições serão exibidas até 23 de junho em locais como a Associação Fotoativa, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, o Museu da UFPA e a Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra, com entrada gratuita.
A primeira exposição inaugurada foi “À escuta”, com curadoria de Lívia Aquino, apresentando trabalhos dos artistas da Residência Artística Farol. Aberta desde o último sábado, ela está disponível para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.
Durante este fim de semana, o público terá acesso às demais exposições da 13ª edição do projeto. Na sexta-feira, às 19h, parte da mostra “Todo corpo em deslocamento tem trajetória” será aberta no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com obras dos artistas premiados e selecionados, além de convidados da curadoria. A visitação estará disponível de terça a domingo, das 9h às 17h.
A segunda parte da mostra será inaugurada no sábado, às 9h, na Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra, com o mesmo horário de visitação.
No mesmo dia, às 10h, o Museu da UFPA receberá “In Natura / In Vitro”, uma exposição especial com obras de Jacques Huber e convidados, com curadoria de Mariano Klautau Filho e Nelson Sanjad. A visitação acontecerá de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h.
O projeto do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, criado em 2010, é aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país. Ao longo de mais de dez anos, tem contribuído para a consolidação do Pará como um centro de reflexão e criação artística, promovendo o diálogo entre a produção local e nacional.
Programação do 13º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia:
26/04/2024, 19h: Exposição “Todo corpo em deslocamento tem trajetória”, com curadoria de Lívia Aquino Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
27/04/2024, 9h: Exposição “Todo corpo em deslocamento tem trajetória”, com curadoria de Lívia Aquino Local: Galeria Fidanza, Museu de Arte Sacra
28/04/2024, 10h: Roda de conversa “Corpos em Movimento” com artistas da edição Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
29/04/2024, 19h: Conferência “Políticas e poéticas da objetividade e intimidade: um estudo de caso sobre prática e representação fotográfica contemporânea”, com Vi Grunvald Local: Museu da Imagem e do Som (Centro Cultural Palacete Faciola)